sábado, 2 de abril de 2011

A Consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria (1935-1937)


Se bem reparamos, o activo, sábio e bem relacionado P.e Mariano Pinho e a alma-vítima Alexandrina formam a dupla exemplar que Jesus põe em acção para alcançar a meta da consagração do mundo ao Imaculado Coração da sua Mãe.
O P.e Pinho, que abandona entretanto a direcção da Brotéria, regressa ao Norte, a Braga, para o instituto Beato Miguel de Carvalho (donde há-de nascer a Faculdade de Filosofia) e continua a dirigir o Mensageiro de Maria, órgão das Congregações Marianas.
O P.e Mariano Pinho continua e continuará a dirigir o Mensageiro de Maria.

O primeiro pedido da consagração evoca a consagração do mundo ao Sagrado Coração, que não ia distante e implicava o nome de S. Margarida Maria. Esta santa não era popular, mas era bem conhecida do P.e Pinho, que fizera a “terceira provação” em Paray-le-Monial. 
Conjunto escultórico na Basílica do Sagrado Coração de Jesus. A imagem de S. Margarida foi adquirida por iniciativa do P.e Mariano PInho.

E da Alexandrina? Não devia ser inteiramente desconhecida, já que o próprio P.e Pinho adquirira a imagem de S. Margaria Maria para a Basílica, amigas da Alexandrina deviam conhecer o que fora publicado sobre ela no Mensageiro do Coração de Jesus, etc. Em Bagunte, vizinha de Balasar, existia desde finais do século anterior um conjunto escultórica com o Coração de Jesus e Santa Margarida Maria.
Conjunto escultórico semelhante ao anterior, mas mais antigo, existente na igreja paroquial de Bagunte.

E não se esqueça que foi por ocasião dum tríduo sobre o Coração de Jesus que o P.e Pinho teve o primeiro contacto com a Alexandrina.


Notas – Em Uma Vítima da Eucaristia o P.e Pinho nunca menciona Santa Margarida Maria; em No Calvário de Balasar, usa o nome S. Margarida, acompanhado duma interrogação entre parêntesis. Mas era certamente ela que o pedido evocava (não podia ser S. Margarida de Cortona).
Sobre a Consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, veja-se, entre outras, esta nossa página.  

Sem comentários:

Enviar um comentário